quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DO SEMINÁRIO GERA/2020

 Nesta sexta-feira (11/12) o último dia do Seminário continua contemplando o debate em torno da temática da educação das relações étnico-raciais. Pela manhã e tarde os GTs conferem visibilidade às pesquisas advindas de distintos percursos formativos. 

O desfecho da programação ocorre ao final da tarde, com a mesa de encerramento "Ensino. História, Africanidades e Diversidades"  e o lançamento do E-book com experiências do NEAB e NEABIs paraenses no enfrentamento pedagógico da temática em nosso Estado, quando as/o as/o agentes que organizaram a coletânea compartilharão com o público uma síntese das experiências executadas.



O link de acesso será divulgado conforme a opção feita pelo Grupo de Trabalho, por ocasião das inscrições. Para os GTs os links serão enviados às 8h e 13h. Para a Mesa de Encerramento e lançamento de livro, às 16h30.

Conheça os/as integrantes da Mesa de encerramento e o moderador:










Acompanhe a programação dos GTs:

GT1: Educação Básica, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Coordenação: Prof.ª. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA); Prof.ª. Drª. Nicelma Josenila Costa de Brito (UFPA); Prof.ª Dr.ª Anne de Matos Souza Ferreira (IFMT); Prof. Ms. Franklin Eduard Auad Thijm (SEDUC/PA); Prof.ª Ms. Brenda Gonçalves Fortes (SEDUC/PA – SENAC/PA)

Apresentações dia 11/12/2020 – 9h às 12h:

 

1.    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO DA LITERATURA ESPECIALIZADA (2004-2018)

Felipe Alex Santiago Cruz

Wilma de Nazaré Baía Coelho

 

2.     O MÉTODO AFROCENTRADO NA ANÁLISE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR (CIÊNCIA DA RELIGIÃO)

Edilson Borges Vulcão Junior

 

3.    SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA AMAZÔNIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Antônio Luís Parlandin dos Santos

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior

 

4.         OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Franklin Eduard Auad Thijm

 

5.         A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/2003 NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Marcela Silva da Conceição

 

6.         AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Joana Marques de Lima Saar Xavier

Francisco Raimundo Alves Neto

Andrisson Ferreira da Silva

 

7.    ESTAMPARIA AFRICANA NA ESCOLA

Nelma Suely Barros Freitas


8.    PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alda Beatriz Fernandes de Sousa

Daniela do Rosário da Silva

Felipe Alex Santiago Cruz

 



GT2: Educação das Relações Étnico-Raciais e Currículo

Coordenação: Prof.ª. Drª. Kátia Evangelista Regis (UFMA); Prof.ª Ms. Sinara Bernardo Dias (SEDUC-PA); Prof. Ms. Felipe Alex Santiago Cruz (UFRA); Prof. Ms. Cristiano Pinto da Silva (UEPA); Prof.ª Esp. Aline Layse Silva da Silva (SESC/PA)

Apresentações dia 11/12/2020 – 9h às 12h:

 

1.    A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Alysson Brabo Antero

Taissa Tavernard de Luca

 

2.         ESTUDO DE REVISÃO LITERÁRIA SOBRE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Flávia Rodrigues Lima da Rocha

Andressa Queiroz da Silva

Wálisson Clister Lima Martins

 

3.    O PROJETO DE PESQUISA SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA UFAC (2018-2020) COMO FERRAMENTA DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Beatriz Domingos da Silva

 

4.         O ESTADO DA ARTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: LINGUAGEM E IDENTIDADE E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DE 2011-2020

Jardel Silva França

 

5.         PROERD: DROGAS E VIOLÊNCIA NA ESCOLA, UM ENFRENTAMENTO NECESSÁRIO

Jonh Carvalho de Souza

José Adairton Maciel dos Santos

 

 



GT3: Gênero e diversidade

Coordenação: Prof.ª. Drª. Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA); Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva (UFPA); Prof.ª. Drª. Raquel Amorim dos Santos (UFPA) ; Prof.ª. Ms. Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França (EAUFPA); Prof.ª. Ms. Marcela Silva da Conceição (SEMEC/BELÉM)

Apresentações dia 11/12/2020 – 14h às 17h:

 

1.    CRIANÇAS NEGRAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES NO BRASIL (2009-2019)

Antonio Matheus do Rosário Corrêa

Raquel Amorim dos Santos

 

2.    DIVERSIDADE E IDENTIDADE NA ESCOLA

Mirna Monaliza Braga Santos

Aline Layse Silva da Silva

Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França

 

3.    GÊNERO, SEXUALIDADE E INFÂNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TERREIRO

Adelson Cezar Ataide Costa Junior

 

4.    TRAUMA E ASPECTOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS DO NEGRO

Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França

 

5.    O CABELO CRESPO/CACHEADO COMO ELEMENTO CONSTITUINTE DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA SURDA

Renata Ferreira Siqueira

Benedita Celeste Pinto Moraes 

 

 Não perca o lançamento do E-book:




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário