HISTÓRICO DO GERA
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) tem sua trajetória iniciada no ano de 2006 a partir dos trabalhos de pesquisa e ensino, relacionando sua consonância com a missão da universidade e com o disposto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Desse modo, o objetivo precípuo do núcleo reside no aprofundamento do conhecimento sobre relações étnico-raciais na análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea a partir da realidade amazônica.
Nesse sentido, o Núcleo GERA integra e colabora na consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana. Para tanto, promove a reunião de professores da Educação Básica da rede pública e particular de ensino, de pesquisadores, de especialistas, de estudantes de graduação e de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, provenientes de diferentes instituições de ensino superior, especialmente do campo educacional, com o objetivo de debater questões que, atualmente, estão sob o impacto das representações acerca de raça, etnia, preconceito racial e suas implicações no processo educacional, especialmente quando relacionadas à Formação de Professores.
Destarte, o núcleo desenvolve suas atividades por meio de formação, discussão, divulgação e projetos de pesquisa. A formação consiste em reuniões mensais para a leitura e debate da literatura especializada sobre relações étnico-raciais e educação. A problematização e a divulgação da temática se realizam por meio de seminários anuais que buscam reunir o público acadêmico e não-acadêmico, promovendo discussão, seção de pesquisas e sugerindo encaminhamentos com relação à compreensão da diversidade cultural em todas as modalidades de ensino. O objetivo desses referidos eventos é fomentar a discussão sobre os novos marcos legais para a educação das relações étnico-raciais, formação docente e Educação Básica, por considerar que a produção de uma educação antirracista tem que passar por pelo tripé: Formação Inicial, Formação Continuada e Legislação.
Concomitante às demais atividades arroladas, o GERA desenvolve pesquisas com a participação de parte de seus integrantes, perscrutando o campo da Educação Básica com o objetivo de analisar as categorias dos agentes escolares – professores, técnicos e alunos – acerca de termos como raça, etnia, preconceito e discriminação racial no universo escolar, de modo a vislumbrar como os novos marcos legais para o trato com a questão étnico-racial têm sido implementados nessa modalidade de ensino. As pesquisas se concentram no estudo das práticas pedagógicas de agentes escolares na Educação Básica.
EVENTOS GERA
Dentre umas das atividades que estruturam o Núcleo GERA, os eventos científicos têm a finalidade de organizar um espaço público que possibilite o debate e a divulgação de resultados de pesquisas e discussões nos campos da Educação e das Relações Étnico-Raciais. A seguir, relatamos alguns desses eventos organizados pelo Núcleo.
I SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2006)
II SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2008)
I SEMINÁRIO NACIONAL E III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2009)
CURSO DE CAPACITAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2009)
AULA INAUGURAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2010)
LANÇAMENTO DO LIVRO "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: CONCEITUAÇÃO E HISTORICIDADE" (2010)
LANÇAMENTO DO LIVRO "VISIBILIDADE E DESAFIOS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DA QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA" (2011)
CICLO DE PALESTRA/GERA_I/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_IV/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_I/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_IV/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_V/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_I/2011
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2011
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2011
SESSÃO DE ESTUDOS_2006/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2007/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2007/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2008/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2008/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2009/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2009/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2011/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2011/II
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_IV/2009
CICLO DE PALESTRA/GERA_I/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_IV/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_V/2010
CICLO DE PALESTRA/GERA_I/2011
CICLO DE PALESTRA/GERA_II/2011
CICLO DE PALESTRA/GERA_III/2011
SESSÃO DE ESTUDOS_2006/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2007/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2007/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2008/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2008/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2009/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2009/II
SESSÃO DE ESTUDOS_2011/I
SESSÃO DE ESTUDOS_2011/II