quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

GRUPOS DE TRABALHOS APRESENTAM PESQUISAS NO SEMINÁRIO GERA

 As interlocuções entre pesquisas concluídas e em andamento confere o tom nos dias 10 e 11 de dezembro no Seminário GERA.

link de acesso conforme a opção pelo Grupo de Trabalho por ocasião da inscrição, será divulgado no email dos/as inscritos,  até às 8h e 13h destes dias.

Segue abaixo a programação das apresentações dos GTs do dia 10/12/2020, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h:


GT1: Educação Básica, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Coordenação: Prof.ª. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA); Prof.ª. Drª. Nicelma Josenila Costa de Brito (UFPA); Prof.ª Dr.ª Anne de Matos Souza Ferreira (IFMT); Prof. Ms. Franklin Eduard Auad Thijm (SEDUC/PA); Prof.ª Ms. Brenda Gonçalves Fortes (SEDUC/PA – SENAC/PA)

Apresentações dia 10/12/2020 – 9h às 12h:

 

1.    A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE ABAETETUBA/PA.

Ângela Gabriela Cardoso Dias

Nayara Silva Almeida

 

2.    ARTES VISUAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA

Nélia Lúcia Fonseca Brasil

 

3.    AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E ESCOLA BÁSICA NO BRASIL (2014-2018)

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Waldemar Borges de Oliveira Júnior


4.    AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA EM BELÉM – APONTAMENTOS PRELIMINARES                                                                                               

Wilma de Nazaré Baía Coelho

João Roberto Lopes da Silva

 

5.    CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO MÉDIO, PERÍODO DE 2008-2018

Milena Farias e Silva

Wilma de Nazaré Baía Coelho

 

6.    DISCUTINDO O RACISMO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA

Nataly Chaves Pinheiro

Evellyn Suzanne Tangerino de Souza

 

7.    EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE TESES NO PERÍODO DE 2003 A 2016

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Brenda Gonçalves Fortes

 

8.    ENSINO FUNDAMENTAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ENTRE 2008 – 2018, EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

Patrícia Simith dos Santos

Wilma de Nazaré Baía Coelho




GT2: Educação das Relações Étnico-Raciais e Currículo

Coordenação: Prof.ª. Drª. Kátia Evangelista Regis (UFMA); Prof.ª Ms. Sinara Bernardo Dias (SEDUC-PA); Prof. Ms. Felipe Alex Santiago Cruz (UFRA); Prof. Ms. Cristiano Pinto da Silva (UEPA); Prof.ª Esp. Aline Layse Silva da Silva (SESC/PA)

Apresentações dia 10/12/2020 – 9h às 12h:

 

1.    A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

Wálisson Clister Lima Martins

 

2.    AS PESQUISAS SOBRE RACISMO AMBIENTAL E AS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR À LUZ DA COMPLEXIDADE

Mônica Andrade Modesto

 

3.    FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS.

Antonilda da Silva Santos

 

4.    FORMAÇÃO DOCENTE EM QUILOMBOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EDUQ/UEPA/PA

Eduardo Silva dos Santos

Ana D'Arc Martins de Azevedo

 

5.         FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Mateus Augusto Almeida Martins

 

6.    REFLEXÕES SOBRE AS APRENDIZAGENS DE UM ALUNO COM TEA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thais dos Anjos Silva

Felipe Alex Santiago Cruz

 

7.         TERREIROS, REDES SOCIAIS, ESCOLAS E A LEI 10639/03 COMO INSTRUMENTOS DE VALORIZAÇÃO DAS RELIGIOSIDADES AFRICANAS E DA LUTA CONTRA O RACISMO RELIGIOSO

Cristiano Sant’Anna de Medeiros

 

8.         PENSANDO ESTRATÉGIAS DE LUTA CONTRA O RACISMO EM DIÁLOGO ENTRE TERREIROS E ESCOLAS PELAS MÃOS DAS MAKOTAS

Cristiano Sant’Anna de Medeiros

Isadora Sousa da Silva

 




GT3: Gênero e diversidade

Coordenação: Prof.ª. Drª. Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA); Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva (UFPA); Prof.ª. Drª. Raquel Amorim dos Santos (UFPA) ; Prof.ª. Ms. Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França (EAUFPA); Prof.ª. Ms. Marcela Silva da Conceição (SEMEC/BELÉM)

Apresentações dia 10/12/2020 – 14h às 17h:

 

1.    A POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ:  ESTRUTURA DISCIPLINAR E IDENTIDADES RACIALIZADAS

Joyce Otânia Seixas Ribeiro

 

2.    ARTES VISUAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA EJA

Nilson Corrêa Damasceno

 

3.    A RACIALIZAÇÃO E RESISTÊNCIA NA COLONIALIDADE DE GÊNERO DE MARIA LUGONES

Clarice Almeida dos Santos

Maylana Emanuele Pereira dos Santos

Joyce Otânia Seixas Ribeiro

 

4.    AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTORICIDADE NORMATIVA À RECEPÇÃO DA RESOLUÇÃO 001/04 E PARECER 003/04 CNE

Evellyn Suzanne Tangerino de Souza

Nataly Chaves Pinheiro

 



GT4: Ensino de História e diversidade

Coordenação: Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho (UFPA); Prof. Dr. Erinaldo Vicente Cavalcanti (UNIFESSPA); Prof. Ms. Fernando Roque Fernandes (UNIR); Prof.ª. Ms Sara da Silva Suliman (UFPA)

Apresentações dia 10/12/2020 – 14h às 17h


1.    A FIGURA BANDEIRANTE NOS DISCURSOS HISTÓRICOS E CURRICULARES

Andressa da Silva Gonçalves

Mauro Cezar Coelho


2.    A FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM LICENCIATURAS EM HISTÓRIA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS.

Mauro Cezar Coelho

Andrei Lucas Reis Vasconcelos


3.    A TEMÁTICA INDÍGENA E SEU CARÁTER AXIOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Taissa Cordeiro Bichara


4.    ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE.

Leonardo Castro Novo


5.         O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI N° 11.645/2008 EM DUAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA A RESPEITO DOS POVOS INDÍGENAS.

Radanés Aurélio Lima Vale


6.         EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD (2008-2020)

Alan Bizerra Martins

Mauro Cezar Coelho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário