As interlocuções entre pesquisas concluídas e em andamento confere o tom nos dias 10 e 11 de dezembro no Seminário GERA.
O link de acesso conforme a opção pelo Grupo de Trabalho por ocasião da inscrição, será divulgado no email dos/as inscritos, até às 8h e 13h destes dias.
Segue abaixo a programação das apresentações dos GTs do dia 10/12/2020, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h:
GT1: Educação Básica, Formação de
Professores e Relações Étnico-Raciais
Coordenação: Prof.ª. Drª. Wilma de Nazaré Baía
Coelho (UFPA); Prof.ª. Drª. Nicelma Josenila Costa de Brito (UFPA); Prof.ª Dr.ª
Anne de Matos Souza Ferreira (IFMT); Prof. Ms. Franklin Eduard Auad Thijm
(SEDUC/PA); Prof.ª Ms. Brenda Gonçalves Fortes (SEDUC/PA – SENAC/PA)
Apresentações
dia 10/12/2020 – 9h às 12h:
Nayara Silva Almeida
2. ARTES VISUAIS E CULTURA
AFRO-BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA
3. AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E ESCOLA BÁSICA NO BRASIL (2014-2018)
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
4. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
EM BELÉM – APONTAMENTOS PRELIMINARES
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Wilma de Nazaré Baía Coelho
6. DISCUTINDO O RACISMO DAS
REDES SOCIAIS NA ESCOLA
Evellyn Suzanne Tangerino de Souza
7. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE TESES NO PERÍODO DE 2003 A 2016
Brenda Gonçalves Fortes
8. ENSINO FUNDAMENTAL E
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ENTRE 2008 – 2018, EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
Wilma de Nazaré Baía Coelho
GT2: Educação das Relações Étnico-Raciais e
Currículo
Coordenação:
Prof.ª. Drª. Kátia Evangelista Regis (UFMA); Prof.ª Ms. Sinara Bernardo Dias
(SEDUC-PA); Prof. Ms. Felipe Alex Santiago Cruz (UFRA); Prof. Ms. Cristiano
Pinto da Silva (UEPA); Prof.ª Esp. Aline Layse Silva da Silva (SESC/PA)
Apresentações
dia 10/12/2020 – 9h às 12h:
4. FORMAÇÃO DOCENTE EM
QUILOMBOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA
EDUQ/UEPA/PA
Ana D'Arc Martins de Azevedo
5.
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Mateus
Augusto Almeida Martins
6. REFLEXÕES SOBRE AS
APRENDIZAGENS DE UM ALUNO COM TEA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Felipe Alex Santiago Cruz
7.
TERREIROS, REDES SOCIAIS, ESCOLAS E A LEI 10639/03
COMO INSTRUMENTOS DE VALORIZAÇÃO DAS RELIGIOSIDADES AFRICANAS E DA LUTA CONTRA
O RACISMO RELIGIOSO
Cristiano Sant’Anna de Medeiros
8.
PENSANDO ESTRATÉGIAS DE LUTA CONTRA O RACISMO EM
DIÁLOGO ENTRE TERREIROS E ESCOLAS PELAS MÃOS DAS MAKOTAS
Cristiano Sant’Anna de Medeiros
Isadora Sousa da Silva
GT3: Gênero e diversidade
Coordenação:
Prof.ª. Drª. Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA); Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias
da Silva (UFPA); Prof.ª. Drª. Raquel Amorim dos Santos (UFPA) ; Prof.ª. Ms. Rita
de Cássia Cabral Rodrigues de França (EAUFPA); Prof.ª. Ms. Marcela Silva da
Conceição (SEMEC/BELÉM)
Apresentações
dia 10/12/2020 – 14h às 17h:
1.
A POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ: ESTRUTURA DISCIPLINAR E IDENTIDADES
RACIALIZADAS
2.
ARTES VISUAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIA
PEDAGÓGICA NA EJA
Nilson Corrêa Damasceno
3.
A RACIALIZAÇÃO E RESISTÊNCIA NA COLONIALIDADE DE
GÊNERO DE MARIA LUGONES
Clarice
Almeida dos Santos
Maylana
Emanuele Pereira dos Santos
Joyce
Otânia Seixas Ribeiro
Evellyn
Suzanne Tangerino de Souza
Nataly Chaves Pinheiro
GT4: Ensino de História e diversidade
Coordenação: Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho (UFPA); Prof.
Dr. Erinaldo Vicente Cavalcanti (UNIFESSPA); Prof. Ms. Fernando Roque Fernandes
(UNIR); Prof.ª. Ms Sara da Silva Suliman (UFPA)
Apresentações
dia 10/12/2020 – 14h às 17h
1. A FIGURA BANDEIRANTE NOS
DISCURSOS HISTÓRICOS E CURRICULARES
Andressa da Silva Gonçalves
Mauro Cezar Coelho
Mauro Cezar Coelho
Andrei Lucas Reis Vasconcelos
3. A TEMÁTICA INDÍGENA E SEU
CARÁTER AXIOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
4. ENSINO DE HISTÓRIA E
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE.
Leonardo Castro Novo
Alan
Bizerra Martins
Mauro Cezar Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário