O GERA desenvolve suas atividades por meio da formação, discussão e divulgação e projetos de pesquisa. A formação consiste em reuniões mensais, com a participação de estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento interessados na educação brasileira, de diversas intituições tais como UFPA, UEPA e UNAMA, para a leitura e discussão da literatura especializada sobre relações étnico-raciais e educação.
A discussão e divulgação residem na promoção de seminários anuais que buscam reunir o público acadêmico e não-acadêmico na discussão dessa problemática, divulgando pesquisas e encaminhamentos com relação à compreensão da Diversidade Cultural em todas as modalidades de ensino. Objetiva relacionar a discussão entre os novos marcos legais para a educação das relações étnico-raciais, formação docente e educação básica, por considerar que a produção de uma educação anti-racista tem que passar por este tripé: legislação, formação inicial e formação continuada.
OBJETIVOS:
Geral:
Geral:
- Aprofundar o conhecimento das relações étnico-raciais e de sua contribuição para a análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea.
Específicos:
- Estimular a produção de massa crítica por meio das reuniões e discussões mensais, balizadas pela literatura especializada no campo das relações raciais e educação;
- Promover momentos de divulgação e reflexão de âmbito público, como os Seminários anuais, possibilitando divulgar pesquisas e encaminhar soluções nesse campo de estudo;
- Fomentar pesquisas, contribuindo com novas reflexões, principalmente na relação entre legislação, formação docente e Educação Básica.
PROJETOS RELACIONADOS
Nº | TÍTULO | COORDEN. | PESQUISADORES ENVOLVIDOS | FINANC. | SITUAÇÃO | ANO |
1 | Diferença e etnia no universo escolar: um estudo sobre os atores e conteúdos étnicos na Educação | Rosa Acevedo (NAEA-UFPA) | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/UNAMA), Mauro Cezar Coelho (FAHIS-UFPA), Jonas Marçal de Queiroz (UFV) | CNPq | Concluída | 2005 -2007 |
2 | A escola e a questão racial: um estudo sobre as representações dos agentes da escola sobre os conteúdos étnico-culturais | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | | FIDESA | Concluída | 2006 -2007 |
3 | O curso de pedagogia e questão étnico-racial: um estudo sobre as representações dos estudantes sobre os conteúdos étnico-culturais. | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | Josenilda Maués (ICED-UFPA), Maria da Conceição Cabral (ICED-UFPA), sob a consultoria de Rosa Acevedo (NAEA-UFPA) e Mauro Coelho (FAHIS-UFPA) | PROINT-UFPA | Concluída | 2006 - 2007 |
4 | O poder da palavra: um estudo sobre as representações dos agentes sobre cor e preconceito racial | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | | PARD - UFPA | Concluída | 2006 - 2007 |
5 | As relações raciais e a escola no âmbito dos novos marcos legais: a problemática amazônica | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | Isabel C. Rodrigues de Lucena (NPADC - UFPA); Mauro Cezar Coelho (FAHIS - UFPA); Nicelma Josenila Brito Soares (GERA); Maria do Socorro Ribeiro Padinha (GERA) | CNPq | Em andamento | 2008 - 2010 |
6 | Dimensões da inclusão no Ensino Superior: um estudo sobre estudantes cotistas na UFPA | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães (ICED – UFPA) | PROEX- UFPA | Concluído | 2009 |
7 | Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003 | Nilma Lino Gomes (UFMG) | Paulo Vinícius Baptista da Silva (UFPR), Florentina da Silva Souza (UFBA), Maria Lúcia Rodrigues Muller (UFMT), Elânia de Oliveira (UFMG), Moisés Santana (UFRPE) e Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/UNAMA). | MEC/ SECAD/ UNESCO | Concluído | 2009 |
8 | As relações raciais e a escola no Estado do Pará: análise dos processos escolares no âmbito dos novos marcos legais | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | | FIDESA | Concluído | 2009 - 2010 |
9 | Valores e hierarquias entre estudantes de Belém do Pará: cor, raça e preconceito | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | Mauro Cezar Coelho (FAHIS – UFPA), Isabel Cristina Rodrigues de Lucena (NPADC – UFPA), Nicelma Josenila Brito Soares (GERA/FAMAZ), Maria do Socorro Ribeiro Padinha (GERA), Agenor Sarraf Pacheco (ICA-UFPA) | CNPq | Em andamento | 2010 - atual |
10 | Diversidade Cultural na escola – um estudo sobre os impactos da Lei 10.639/2003 no Ensino Fundamental | Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA/ UNAMA) | Maria do Perpétuo Socorro de França (UEPA/UNAMA) | FIDESA | Concluído | 2010 - 2011 |
11 | A importância das mulheres na extração de caranguejo em São Caetano de Odivelas-PA. | Sérgio Moraes (NUMA – UFPA) | Gilberto de Miranda Rocha (NUMA – UFPA); Mário Vasconcellos Sobrinho (NUMA – UFPA); Neila de Jesus Ribeiro Almeida (NUMA – UFPA) Wilma de Nazaré Baia Coelho (UFPA/UNAMA ) | CNPq | Em andamento | 2010 - 2012 |
Fonte: Arquivos da Coordenação do Núcleo GERA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário