As estudantes da Escola Básica, participantes do Projeto Afrocientista/2021, executado no âmbito do Núcleo GERA/UFPA participam da Oficina "Racismo e Educação". Coordenado pela Professora Wilma Coelho, o Projeto, desenvolvido junto a dez estudantes do Ensino Médio, de duas escolas da rede pública de ensino, objetiva aproximar os jovens negros e negras, com elevado índice de vulnerabilidade socioeconômica e com alto potencial de engajamento acadêmico e social ao ambiente acadêmico universitário.
Neste dia 6 de maio, as estudantes (a versão deste ano é integrada em sua totalidade por estudantes do gênero feminino) participaram da Oficina, ministrada pelo Prof. Dr. Felipe Cruz (UFRA - Campus Capanema), e tiveram contato com pesquisadores/as do NEAB GERA, com professores da Educação Básica, com graduandos/as e pós-graduandos vinculados/as ao Núcleo.
As discussões trouxeram o percurso das compreensões sobre as relações raciais no Brasil, e a relevância de investimentos na Educação. As estudantes apresentaram suas experiências concretas, concretizando a importância deste debate na reversão dos efeitos que o racismo apresenta no contexto atual.
O Projeto Afrocientista é financiado pelo Instituto Unibanco e organizado pela ABPN em parceria com os NEABs de todo o Brasil.